A pele é o maior órgão do corpo humano, mas muitas vezes isto não significa que seja aquele sobre o qual recai a maior preocupação das pessoas.
Qualquer tipo de pele possui uma percentagem de hidratação necessária, que varia de pessoa para pessoa. Contudo, existem cuidados diários que garantem a saúde da pele independentemente dos rituais aplicados ou não, como beber mais de 1 litro de água por dia e utilizar proteção solar todo o ano (através de acessórios de vestuário ou creme protetor).
No verão os cuidados com a pele despertam maior atenção devido ao aumento da exposição solar. Se a pele estiver subnutrida, pouco hidratada e não for protegida, os danos podem ser graves e provocar lesões e em última estância doenças de natureza dermatológica.
Existem diversos fatores que podem causar a desidratação da pele, deixando-a com um aspeto pouco saudável e seco:
- Fatores climáticos, como o vento, o sol, frio intenso e o ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação.
- Substâncias químicas, como sabões e detergentes, eliminam a gordura da pele, afetando o manto lipídico que ajuda a reter a umidade natural da pele, deixando-a desprotegida.
- Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele diminui. Por isso, é comum que pessoas idosas apresentem a pele mais seca.
- Algumas doenças como dermatite atópica, psoríase e ictiose, provocam alterações na pele que modificam sua hidratação natural.
- As alterações provocadas pelo excesso de sol na pele, o fotoenvelhecimento, também favorecem a sua desidratação.
Quais os problemas de uma pele desidratada?
A principal função da pele é proteger todo o corpo das agressões exteriores. Se a nutrição e hidratação da pele está comprometida a sua função também. As peles desidratadas apresentam um especto áspero, sem elasticidade e com tendência a escamar. Para além disso, uma pele seca é facilmente irritada e, portanto, mais frágil.
Como hidratar diariamente a pele?
Durante todo o ano deve assumir vários hábitos para que a sua pele se mantenha hidratada, para além da aplicação de creme hidratante. Lembre-se que a hidratação é um processo primeiramente interno e só depois externo:
- Beber bastantes líquidos, de preferência água, diariamente;
- Evitar a exposição solar prolongada sem proteção (todo o ano);
- Nas zonas do corpo com pouca oleosidade (por exemplo cotovelos, joelhos, costas), não deve usar sabonetes em demasia ou que não tenham componentes hidratantes, para não ressequir mais essas áreas;
- Evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula, pois também podem secar ou irritar a pele;
- Utilizar hidratantes logo após o banho, nas áreas que apresentem sinais de desidratação;
- No verão aplicar sempre um creme hidratante no corpo após um dia de praia, pois o sol e a água salgada podem ser agressivos para a sua pele se não se proteger bem.
No verão a transpiração aumenta, tal como o consumo de água e, por isso, a hidratação natural do corpo é potenciada, facto que não acontece tão regularmente no inverno. Por isso é essencial dar uma especial atenção à pele no verão, não só por estar de férias e praticar muitas atividades ao ar livre como naturalmente o seu corpo aumentar as suas capacidades de hidratação.